sexta-feira, 18 de maio de 2012

Curiosidades: Papel de parede é capaz de bloquear sinal da rede Wi-Fi

Se você quer impedir que os seus vizinhos acessem sua rede Wi-Fi, confira essa dica:

Um papel de parede que chegará ao mercado nos próximos meses promete bloquear o sinal das redes sem fio de uma residência, impedindo que ele seja detectado por outros dispositivos do lado de fora.
 O produto tem as mesmas características de um papel de parede comum. A diferença está nos pequenos cristais de prata contidos nele, que são os responsáveis pelo bloqueio do sinal Wi-Fi. Pelo posicionamento natural das paredes, o sinal da rede sem fio ficará "aprisionado" na casa, e você não detectará a rede dos seus vizinhos, nem ele a sua.
Os papéis de parede serão comercializados com “padrões de frequência pré-definidos”, compatíveis com a maioria das redes Wi-Fi caseiras (2,4 GHz e 5 GHz), e serão fabricados de modo que não afete o desempenho dos celulares. Por outro lado, os telefones sem fio no padrão DECT podem perder desempenho, por causa da proximidade das frequências utilizadas entre esses aparelhos e os roteadores. Além disso, o desenvolvedor declarou que também possui tecnologia para fabricar papéis de parede bloqueadores de sinais de celulares.
Para aqueles que querem manter o padrão estético da residência e não imaginam ver a casa toda com esse tipo de papel de parede, o criador afirma que o desempenho do bloqueador não é afetado se você pintar o papel com tinta, ou inserir outro papel de parede por cima.
Vale alertar que, na prática, o papel de parede não é capaz de bloquear o sinal por completo. Como a maioria dos roteadores emitem o sinal uniformemente em todas as direções, seria necessário revestir o teto, o chão e também as janelas para que o bloqueio fosse completo. Mas não se preocupe: o fabricante já está pensando nisso, e informa que está desenvolvendo um “papel especial” transparente, para piso e janelas.



Blogs Informática

Blogs Informática
Parceria juntos pela educação