terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Notebook: Controlado pelos olhos


CES 2012: as novidades da maior feira de tecnologia do planeta  

Conhecida como a maior feira do mundo na área de tecnologia, a Consumer Electronics Show (CES) é responsável por ditar as tendências do mercado para o ano. Em 2012, o destaque fica por conta dos ultrabooks, computadores portáteis finos e com alta capacidade de processamento, e das TVs inteligentes, com telas de maior definição e conexão com a internet.

 
Notebook controlado pelo movimento dos olhos
 (A fabricante Tobii é a autora da novidade)
 - O touchscreen (telas sensíveis ao toque) se tornaram comuns, depois divulgaram controle por gestos, como o que veio com a nova atualização de interface do Xbox 360. 
- Agora a nova tecnologia mostrada na CES 2012, apresentou um notebook que é controlado pelo movimento dos olhos.
- O dispositivo, que está equipado com a demo do novo Windows 8 da Microsoft, combina o touchscreen e a visão para que haja o controle por parte do usuário.
 
Obs: Se o usuário quiser executar um certo programa, precisará apertar o botão Windows, procurar pelo software de sua preferência, olhar para ele e soltar a tecla. Em termos de velocidade e esforço, a nova tecnologia parece superar o uso do mouse, segundo o CNet.

Como funciona:  2 sensores emitem luzes infravermelhas na direção dos olhos e o ponto refletivo da retina, associado ao brilho da córnea, é capturado por 2 câmeras de vídeo, formando um modelo em 3 dimensões de seu olho. Com ele, o notebook sabe para onde você está olhando.
 
A tecnologia só funciona com o botão de comando apertado e tem uma margem de erro muito pequena.

Não há data de lançamento do aparelho no Brasil até o momento.
 

Blogs Informática

Blogs Informática
Parceria juntos pela educação