sábado, 21 de abril de 2012

Instalar e usar DBdesigner

O DBDesigner é uma ferramenta muito importante para programadores, analistas e em especial, profissionais que lidam com banco de dados.

Alunos, professores e profissionais da área da Informática sabem quanto é importante ter um modelo de dados, e é exatamente o que o DBDesigner faz para você: auxilia e cria modelo de banco de dados onde é possível ver falhas de um determinado sistema. Além disso, após você criar as suas tabelas, você pode gerar scripts para SQL, imagem entre outros, o que acaba facilitando muito a sua vida.

Na hora de fazer as ligações entre as tabelas, você poderá escolher o tipo, por exemplo: 1 para 1, 1 para N entre outras. Há uma exceção que para criar tabelas N para N (redundância), então a hora que você criar um relacionamento assim, o programa gera uma terceira tabela que faz comunicação das duas, evitando assim, que você cometa erros no seu modelo e futuramente no banco.

A sua interface simples e descomplicada, permite que você faça uma modelagem muito mais detalhada e sem precisar se bater muito, Basta arrastar os ícones que estão na barra ao lado esquerdo e começar a desenhar tabelas, relacionamentos e atributos.

Quando você der dois clique na tabela e nos atributos, abrirá uma tela com opções sobre o que clicou, ali você poderá escolher por exemplo, o tipo de dados que um atributo deverá receber, poderá ser inteiro, uma String, enfim, as variáveis que você esta acostumado a encontrar no meio da programação.

O sistema oferecido pelo DBDesigner integra design, desenvolvimento, criação e manutenção de bancos de dados visuais em um ambiente único e sem complicações. Ao mesmo tempo, há a combinação de ferramentas profissionais com uma interface limpa e simples de ser usada para oferecer uma maneira eficiente para que você administre seus bancos de dados.

O DBDesigner foi desenvolvido e otimizado para uso com o MySQL, oferecendo assim uma ferramenta competente especialmente para esses usuários. Todos as peculiaridades e características do MySQL foram incorporadas para um controle adequado de seus conjuntos de informações.

Alguns destaques que fazem do DBDesigner uma referência são um engine de engenharia reversa, o qual automaticamente obtém um modelo de bancos existentes; diversas ferramentas para modelação; e editores de sincronização que irão aplicar as mudanças automaticamente à base de dados em questão.


Clique no link  abaixo para fazer o download do programa:

http://fabforce.net/downloadfile.php?iddownloadfile=1


Blogs Informática

Blogs Informática
Parceria juntos pela educação