sexta-feira, 13 de abril de 2012

Como saber se tem algum programa espião em meu pc?

1. Faça o download da ferramenta BankerFix no link abaixo, ou escolha outro de sua preferência. 
http://www.superdownloads.com.br/download/143/bankerfix/

2. Salve a ferramenta no seu disco rígido.

3. Caso seu antivírus possua algum bloqueio de scripts, é possível que ele alerte que a ferramenta é insegura. Este bloqueio existe porque, durante um tempo, muitos vírus eram programados em linguagens de “script”. O BankerFix também é criado nessa linguagem, mas não se trata de um vírus. De qualquer forma, o antivírus poderá alertá-lo com uma mensagem perguntando se você quer executar o script ou não. Certifique-se de permitir sua execução ou a ferramenta não irá funcionar.

4. Dê um duplo-clique no bankerfix.exe

5. Se você está executando ela pela primeira vez, uma mensagem pedindo para confirmar a existência de conexão com a Internet será exibida. Clique em OK.

6. Quando o BankerFix estiver instalado, uma mensagem de confirmação irá aparecer. Clique em OK para executá-lo ou Cancelar para sair.

7. Se você executá-lo, uma janela de texto simples irá aparecer na tela.

8. Feche todas as janelas e programas, com exceção do Banker Fix.

9. Clique na janela do BankerFix e aperte qualquer tecla. O BankerFix faz o resto sozinho.

10. Você irá receber uma mensagem informando se nenhum problema foi encontrado, se algum problema foi encontrado e solucionado ou se alguns arquivos infectados não puderam ser removidos.

11. Feche a janela

12. Troque qualquer senha de banco, Orkut e MSN caso a ferramenta tenha detectado problemas no seu computador


Observação:

Se a ferramenta não conseguir remover algum arquivo, tente usar o Modo de Segurança (apertando a tecla F8 (ou a tecla F5 em alguns computadores) repetidas vezes quando o computador estiver reiniciando e escolhendo a opção Modo Seguro ou Modo de Segurança). Aí quando o computador tiver reiniciado, você escaneia o computador com o BankerFix novamente ou apenas reinicie e execute novamente o BankerFix.

Faça o download de Ferramentas e salve em seu Desktop (área de trabalho):
Pesquisar ferramentas: Linha defensiva

A Ferramenta acima deve ser executada em Modo de Segurança.
Para entrar no Modo de Segurança é necessário pressionar F8 (ou F5 em alguns computadores) intermitentemente durante a inicialização do Windows e escolher "Modo Seguro" na tela que se apresenta.

É muito importante fazer um escaneamento online do seu computador com os melhores antivírus online que são:

http://onecare.live.com/site/pt-br/defau…
http://www.pandasoftware.com/activescan/
http://www.eset.com/onlinescan/index.php
http://support.f-secure.com/enu/home/ols…
http://www.bitdefender.com/scan8/ie.html
http://housecall.trendmicro.com/
http://www.ewido.net/en/onlinescan/

OBS: NÃO mande o relatório para a Microsoft durante a execução desta ferramenta online

Existem ótimos programas que vão te ajudar muito, como por exemplo:
Advanced Windows Care, Ccleaner, MV RegClean, MV AntiSpy e SpywareBlaster

Além desses programas citados acima, se você não tiver antivírus instalado no seu computador, instale um bom antivírus. Sugiro um ótimo antivírus gratuito para você, como o Avira Antivir (em inglês).

Para configurar e usar corretamente o Avira antivir é só seguir as dicas de tutoriais disponíveis na internet.

LEMBRANDO QUE É MUITO IMPORTANTE  INSTALAR APENAS UM ANTIVÍRUS NO SEU PC, PARA  EVITAR CONFLITO ENTRE ELES E PREJUDICAR O FUNCIONAMENTO DE SEU COMPUTADOR.

Faça a atualização frequente deste antivírus e faça uma verificação completa semanalmente para retirar os vírus que já estiverem no computador e para impedir de novos vírus infectarem o seu PC. Além disso, instale bons antispywares, deixando estes bem atualizados e fazendo também uma verificação completa semanalmente no seu computador.

Bons antispywares: Spyware Doctor Starter Edition: AD-aware, Avg Anti-spyware e
 A-squared

Além disso, mantenha o seu Windows sempre atualizado. Para isso é só ir no menu: Iniciar - Painel de Controle - Atualizações automáticas - Marque a primeira opção: Automática (recomendado) e selecione os dias e horários que você está com o seu computador funcionando e conectado na internet para que as atualizações do Windows possam ser baixadas e instaladas. Também é importantíssimo que você instale um ótimo firewall como o Zone Alarm.

Evite usar o Internet Explorer, que tem muitas falhas de segurança. Procure sempre usar navegadores mais seguros e alternativos, como o Firefox, Opera ou Safari

Blogs Informática

Blogs Informática
Parceria juntos pela educação